SOBRE A UBM

A União Brasileira de Mulheres (UBM) tem como missão: “atuar junto às mulheres, principalmente as trabalhadoras, fortalecendo suas lutas e a participação nos diferentes espaços sociais, incluindo e destacando para o debate/reivindicações as questões específicas das mulheres e as relações de gênero na sociedade, dimensionando sua importância para luta pela soberania nacional, pelos direitos sociais, por um Brasil cidadão e de igualdade social e de gênero, livre de toda opressão, exploração e pela paz”.

Fundada em 1988, nasce como entidade sem fins lucrativos, de caráter nacional, que defende os direitos e reivindicações das mulheres em relação ao trabalho e à cidadania, buscando elevar o nível de consciência e atuação política das mulheres para que elas participem na defesa de seus direitos enquanto mulheres, cidadãs e trabalhadoras.


Dentre as atividades e ações desenvolvidas, a UBM propõe e é responsável pelo desenvolvimento e execução de projetos que promovem a consciência da situação das mulheres brasileiras, capacitando-as para intervir como sujeitos no processo político, avançar nas conquistas democráticas e conquistar a igualdade de gênero. Atua também com projetos de formação profissional, e na elaboração de material didático e teórico para cursos e seminários sobre temas diversos que possibilitem capacitar as mulheres para o mercado de trabalho e incentivar a sua organização na luta para superar a discriminação, enfrentar a violência cotidiana e conquistar sua autonomia e emancipação numa sociedade de igualdade, justiça social e de paz.


UBM-PR: atenção à Saúde da Mulher


Fundada em 31 de março de 2001, a União Brasileira de Mulheres – Seção Paraná (UBM-PR) encaminha as mesmas atividades e lutas da UBM nacional no campo dos direitos sociais e das políticas públicas e, em particular, na área da saúde da mulher. Por meio do projeto "Ouvir à Mulher: Um Novo Significado à Participação", a UBM tem por objetivo dar a sua contribuição para o fortalecimento do controle social, visando a efetivação do Programa Rede Cegonha. 


O Rede Cegonha  é composto por um conjunto de medidas para garantir a todas as brasileiras, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atendimento adequado, seguro e humanizado desde a confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal e o parto, até os dois primeiros anos de vida da criança. 


A UBM também pretende dar visibilidade à rede de atendimento, formas corretas de notificação  e acolhimento às mulheres em situação de violência doméstica, além de ampliar a discussão sobre prevenção do câncer de mama e colo de útero.


Nenhum comentário:

Postar um comentário